Perguntas Frequentes

Como funcionam as associações série e paralelo?

A associação paralela divide a impedância do alto falante pelo número de caixas, por exemplo, quatro caixas de 8 ohms associadas em paralelo resultam em uma impedância de 2 ohms (8ohms / 4 caixas = 2 ohms). A associação série multiplica a impedância do alto falante pelo número de caixas, por exemplo, duas caixas de 8 ohms associadas em série resultam numa impedância de 16 ohms (8 ohms x 2 caixas = 16 ohms). Existe ainda a associação mista, que serve para ajustar a impedância de qualquer número de caixas para um valor próximo à impedância de saída do amplificador, otimizando a transferência de potência.

Ver discussão

Quando preciso associar as caixas?

A associação de caixas é necessária para fazer o casamento de impedância entre o amplificador e os alto falantes, proporcionando a máxima transferência de potência. É recomendado associar as caixas quando as mesmas ficam próximas ao amplificador e todas no mesmo ambiente. Existem três tipos de associações, a série, a paralela e a mista.

Ver discussão

Como funcionam os potenciômetros?

Os potenciômetros funcionam pelo princípio do divisor resistivo, onde uma parte da potência total é entregue à caixa e o restante é dissipada no potenciômetro. Desta maneira é possível fazer o ajuste de nível sonoro (volume) de cada caixa individualmente.

Ver discussão

O que são e quando preciso usar potenciômetros?

Os potenciômetros são componentes eletrônicos passivos que permitem o ajuste do nível sonoro de cada caixa.

Ver discussão

Como funcionam os transformadores?

A sonorização com transformadores baseia-se no fato da perda de potência ocorrer pelo excesso de corrente nos cabos. Para eliminar estas perdas, utiliza-se um transformador tronco para elevar a tensão no início da linha e transmitir o áudio com baixa corrente. Na outra extremidade, um transformador de linha rebaixa a tensão ao nível original, entregando a potência aos alto falantes com baixas perdas.

Ver discussão

Quando preciso usar transformadores?

Transformadores são recomendados em ambientes onde as caixas ficam isoladas acusticamente uma das outras, como em consultórios e escritórios, ou ambientes onde há grandes distâncias entre as caixas e o amplificador. A perda de potência nos cabos faz com que o nível sonoro em cada caixa seja diferente, impossibilitando um perfeito ajuste de todas as caixas simultaneamente.

Ver discussão

Preciso de um projeto para o meu ambiente, quais os parâmetros que influem na escolha da sonorização?

O principal parâmetro que influi na escolha dos componentes adequados a uma sonorização refere-se ao tipo de ambiente que será sonorizado. O segundo parâmetro são as dimensões do ambiente, depois, o nível de ruído e por fim o orçamento disponível para o projeto.

Ver discussão

Envie sua Pergunta